Aviso: Este aplicativo é um jogo de fantasia. Ele não representa, nem é afiliado, a qualquer órgão do governo brasileiro, partido político ou entidade pública. Os dados utilizados são públicos, obtidos por meio de plataformas oficiais, e usados exclusivamente para fins lúdicos e educativos. A pontuação e interpretações no jogo não têm caráter oficial.
A Liga do Congresso é um jogo de fantasia (Fantasy Game), que utiliza dados reais do Legislativo brasileiro para criar uma experiência interativa, educativa e divertida. Nesse tipo de jogo, os participantes montam suas equipes - ou, no caso da Liga, suas bancadas virtuais - com base em dados públicos e objetivos, transformados em um sistema de pontuação lúdico. Consulte, logo abaixo, as fontes atualmente utilizadas.
Como funciona
Na Liga do Congresso, você escolhe entre 3 a 6 parlamentares em exercício, sendo obrigatório incluir pelo menos um Deputado e um Senador. A atuação desses parlamentares gera pontos a cada rodada, de acordo com critérios como:
Presença em sessões e comissões
Participação em discursos
Propostas legislativas (projetos de lei e afins)
Atuação em atividades parlamentares em geral
Uma "rodada" representa um período de tempo no qual os parlamentares desempenham suas funções e têm seus dados analisados para fins de pontuação.
O objetivo é formar uma bancada eficiente e estratégica, baseada na atuação real dos parlamentares, e competir com outros jogadores para ver quem entende mais sobre o funcionamento do Congresso.
Quem faz o jogo
A Liga do Congresso é uma iniciativa do portal de notícias Congresso em Foco , com mais de 20 anos de cobertura jornalística do Legislativo brasileiro.
O jogo é mantido pela empresa Caracol Web Pesquisa e Gerenciamento de Dados LTDA (CNPJ 09.124.478/0001-06), responsável também por outras soluções tecnológicas voltadas à cidadania e transparência.
Liga do Congresso é um jogo de ficção
A Liga do Congresso é um jogo de fantasia (Fantasy Game) com fins lúdicos, educativos e informativos, que utiliza dados reais e públicos da atividade parlamentar para estimular o conhecimento político de forma acessível e interativa.
Embora os personagens e eventos utilizados sejam reais e disponíveis a todos os cidadãos, o jogo não tem qualquer caráter oficial ou institucional. As pontuações geradas são resultados de fórmulas próprias, aplicadas para fins de entretenimento e aprendizado, e não representam avaliações oficiais sobre os parlamentares.
A Liga do Congresso não possui afiliação partidária nem orientação ideológica. O sistema se baseia exclusivamente em dados abertos e públicos, especialmente das plataformas oficiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que são organizados, simplificados e apresentados de forma gamificada.
A estrutura de pontuação segue referências utilizadas por sistemas independentes de monitoramento da atividade parlamentar, priorizando indicadores amplamente reconhecidos pela imprensa e por entidades especializadas.
Um projeto em constante evolução
A Liga do Congresso está em desenvolvimento contínuo. Os dados públicos são atualizados diariamente, e o sistema de pontuação é constantemente revisado por uma comissão interna.
Todas as atualizações relevantes são comunicadas diretamente no aplicativo.
Sugestões e feedbacks são muito bem-vindos! Visite o Fale Conosco!
Fontes utilizadas para coleta de dados
A pontuação é baseada exclusivamente em dados públicos e abertos, disponíveis nos seguintes portais oficiais: